Envelhecimento Cerebral Saudável

O nosso Cérebro evoluiu filogeneticamente nos últimos milhões de anos, apenas recentemente o cérebro humano adquiriu, singularmente, propriedades anatômicas e moleculares altamente especializadas, pré-requisitos para a aquisição de cognição. O comprometimento do Sistema Nervoso Central (SNC), quando ocorre, é preocupante, pelo fato de ser formado, em sua maioria, por células sem possibilidade reprodutora.

As células nervosas, os neurônios, e as células de apoio, as células gliais, estão sujeitas a danos no decorrer do processo do envelhecimento por meio de fatores intrínsecos (genético, gênero, circulatório, metabólico, radicais livres etc.) e extrínsecos (ambiente, sedentarismo, tabagismo, uso de drogas ilícitas, radiações etc.), que não deixam de exercer uma ação deletéria com o decorrer do tempo.

Sinais de deficiências funcionais vão aparecendo de maneira discreta no decorrer da vida de um indivíduo que envelhece, sem comprometer a sua vida de relação, suas atividades pessoais, gerenciais, executivas etc., e que podem ser considerados como envelhecimento saudável (senescência): apesar de existirem danos, a sua intensidade é muito menor.

×